quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lenda do esporte nacional fez história na Gymnasiade


Importantes nomes do esporte brasileiro também contribuíram para a história da Gymnasiade, os Jogos Mundiais Estudantis. A competição considerada o principal evento estudantil do mundo teve início em 1974, na cidade de Wiesbaden, na Alemanha. E a capital federal será palco, partir desta quinta (28/11), da 15ª edição da Gymnasiade.

O que nem todos sabem é que nomes consagrados do esporte mundial como o medalhista olímpico Joaquim Cruz também escreveram seu nome entre os destaques da Gymnasiade. O corredor brasileiro foi campeão nos 800m rasos nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA). Quatro anos depois, em Seul, voltou a subir no pódio olímpico para receber a prata também nos 800m.

No início de sua carreira, Joaquim Cruz participou da Gymnasiade 1978, na cidade de Izmir, Turquia, e foi quarto colocado nos 800m. Quatro anos depois, na IV Gymnasiade, realizada em Turim, Itália, lá estava Joaquim Cruz de volta à pista de atletismo, nos 800m, mas desta vez para vencer e conquistar a medalha de ouro.

Atualmente o medalhista olímpico brasileiro vive e mora nos Estados Unidos. Segundo Ricardo Vidal, ex-atleta, empresário e diretor executivo do Instituto Joaquim Cruz, eventos estudantis são tidos por Joaquim Cruz como fundamentais para o desenvolvimento e formação profissional, cidadã e esportiva dos jovens.

“Fomos atletas estudantis e esperamos que haja no desporto estudantil brasileiro uma organização cada vez maior, com calendário anual de eventos e competições que possibilite melhor estrutura para os jovens que sonham em brilhar no esporte”, disse Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário